segunda-feira, 25 de maio de 2009

CHÁVEZ AZEDA A CELEBRAÇÃO DE SEIS ANOS DE PODER DO CASAL KIRCHNER


A onda estatizadora do presidente venezuelano Hugo Chávez não está afetando somente a própria Venezuela, mas também está atingindo a Argentina, a terra dos amigos de Chávez, o casal Néstor e Cristina Kirchner.
Na quinta-feira passada Chávez anunciou a estatização de três empresas siderurgicas argentinas instaladas na Venezuela: Tavsa, Matesi e Comsigua. As empresas pertecem às Organizações Techint de quem Chavéz já expropiou a siderurgica Sidor em 2008.

Chávez com o uniforme do herói venezuelano, Simón Bolivar

A estatização, que foi feita de forma unilateral pelo líder bolivariano, gerou uma onda de repúdio entre as principais associações empresariais argentinas, as lideranças da Oposição, e até a Confederação Geral do Trabalho (CGT), a maior central sindical do país.

A Oposição argentina é a que mais teme que os Kirchners sigam o modelo chavista e alerta para um eventual cenário de “confiscos populistas” depois das eleições parlamentares do dia 28 de junho. É o que os opositores chamam de posível “chavização” da economia argentina.

O Ministro do Interior, Florencio Randazzo, afirmou que “é um disparate que digam que o chavismo vem aí” e disse que o governo não vai começar a estatizar empresas. Mas não criticou a medida de Chávez, a pesar que iso causa grandes problemas para os Kirchners, pois o casal está em plena campanha eleitoral.

Essa cautela dos Kirchners em criticar Chávez está relacionada com certa dependência que o casal presidencial possui do líder da Venezuela já que desde de 2005 Chávez foi o único comprador estrangeiro dos bônus da dívida pública argentina, no total de 9 bilhões e meio de dólares.

Mas, com a queda do preço do petróleo, ele está sem dinheiro extra para os Kirchners.
E a estatização não complicou só o cenário das eleições parlamentares de junho, também azedou o sexto aniversário dos Kirchners no poder, que foi comemorado hoje dia 25 de maio.


Casal Presidencial sendo imitado por atores cômicos no programa "Gran Cuñado", paródia do reality show "Gran Hermano'"(Big Brother)

Nenhum comentário:

Postar um comentário